Nesta edição de Infâncias Passadas, vamos falar-te de alguns brinquedos dos anos 70 e 80. Apesar de os acharmos velhos e fora de moda, eles marcaram milhares de infâncias e faziam furor entre as crianças! Ainda hoje existem versões mais “modernas” mas sempre com as regras e objectivos originais. Começamos claro, com o...
Cubo Mágico
Este pequeno cubo já "queimou" neurónios a muitos de nós, sem dúvida alguma... Quem nunca pegou num cubo mágico e ficou ali a matutar durante algum tempo (por vezes horas) para conseguir decifrá-lo? Pois é, este pequeno grande quebra-cabeças foi criado em 1974, pelo húngaro Ernő Rubik, com o objectivo de mostrar aos seus alunos o que eram as 3 Dimensões. No início, o cubo era destinado apenas aos alunos de Rubik mas este acabou por virar fenómeno com todos a tentarem decifrá-lo e tornou-se um dos jogos mais vendidos no mundo, alcançando mais de 900 milhões de unidades vendidas. É também frequente existirem concursos internacionais para ver quem consegue decifrar o cubo mais rapidamente. O total de combinações é de, imagine-se, 43252003274489856000.
Génius
O Génius, apesar de ser um jogo bastante simples, tinha uma dificuldade e um grau de vicio que davam conta de qualquer pessoa que o jogasse. A sua forma era redonda, com botões coloridos e tinha como objectivo ouvir uma sequência de sons, ver que luzes acendiam e depois repetir exactamente a mesma combinação. Possuía quatro níveis de dificuldade, sendo que o primeiro nível consistia em fazer oito repetições, o nível dois em quatorze repetições, o nível três em vinte e o quarto e último nível tinha que se fazer 31 repetições!
Até à Próxima, Sérgio Alexandre :)
Sem comentários:
Enviar um comentário