sábado, 11 de junho de 2011

Infâncias Passadas (Estreia)

Olá!

Antes de mais, sê bem-vindo ao primeiro Infâncias Passadas. Aqui fala-se em desenhos animados, brincadeiras, programas e as mais variadas coisas de tempos que já lá vão, talvez dos nossos pais ou tios.

Como não podia deixar de ser, estreamos esta rubrica a falar de desenhos animados. Qual foi a criança que nunca os viu na televisão!? Quem nunca se levantou super cedo ao Domingo e foi para a sala ver "Batatoon", "Digimon" ou até "As Aventuras da Abelha Maia"?

E por falar nas Aventuras da Abelha Maia, é esse mesmo o tema que hoje vamos abordar!

A Abelha Maia nasceu em 1912, no livro infanto-juvenil do alemão Waldmar Bonsels. Neste livro, Maia e os seus amigos Willy e Flip têm uma vida bastante animada. Outra personagem importante é a D. Cassandra, professora de Maia, que lhe ensina as virtudes da sociedade das abelhas. O livro descreve o desenvolvimento de Maia, uma criança aventureira e irreflectida, até se tornar um adulto responsável na sociedade das abelhas.

Em 1924, o fotógrafo alemão Wolfram Junghans, realizou um filme baseado na história original e mais tarde, em 2005, o filme foi recuperado pelo Arquivo Finlandês de Filmes e exibido em Hamburgo. Já em televisão, foram os japoneses da Nippon Animation que adaptaram a história, corria o ano de 1975. Em Portugal, a história só foi vista em 1992, no canal Nickelodeon, e o êxito durou até ao fim dos anos 90.


Sinopse

O livro original é bastante curto, possuindo apenas 200 páginas. O enredo é centrado na relação de Maia com a sua colmeia e as aventuras que servem para educar a jovem abelha. Na série de televisão, por outro lado, é aumentada a importância relativa das aventuras.

Maia é uma abelha nascida numa colmeia que atravessa tempos conturbados: a colmeia está prestes a ser dividida em duas colónias novas. Maia é criada pela sua professora, D. Cassandra. Apesar das advertências de D. Cassandra, Maia deseja explorar o mundo exterior e comete o crime imperdoável de deixar a colmeia. Durante as aventuras, Maia, agora exilada, faz amizade com outros insectos e juntos ultrapassam várias situações perigosas. No clímax do livro, Maia é aprisionada pelas vespas, os piores inimigos das abelhas.

Enquanto está presa, Maia descobre um plano das vespas para atacar a colmeia onde nasceu. Assim, Maia tem um dilema: voltar ao enxame e sofrer o seu devido castigo, salvando a colmeia, ou não avisar ninguém, salvando-se a si mesma do castigo, mas permitindo a destruição da colmeia. Como é esperado, após ponderar muito sobre o assunto, Maia toma a decisão de regressar. Na colmeia, ela anuncia que é iminente um ataque das vespas e, inesperadamente, é perdoada. Prevenidas, as abelhas triunfam sobre a força de ataque das vespas. Maia, agora uma heroína da colmeia, torna-se uma professora como D. Cassandra e partilha as suas experiências e sabedoria com a geração futura.

Personagens

  • Maia (Abelha)
  • Willy (Melhor Amigo de Maia)
  • Flip (Gafanhoto - Amigo de Maia e Willy)
  • Kassandra (Abelha, Professora na Escola das Abelhas)
  • Puck (Mosca)
  • Thekla (Aranha)
  • Kurt (Escaravelho)
Até para a Semana,
Sérgio Alexandre :)

1 comentário:

Sérgio Alexandre disse...

Gostava de saber a tua opinião ou sugestão :D