sábado, 11 de junho de 2011

Visão Crítica (Estreia)

Boa noite a todos aos nossos leitores e sejam bem-vindos à primeira edição da Visão Crítica, a crónica que serve para todos opinarmos sobre os mais diversos temas. Esta rubrica irá surgir semanalmente, e será escrita pelos vários membros do JOTA, um em cada semana. Nesta primeira edição sou eu (Dúlio Silva) a opinar, e o tema que hoje todos iremos discutir é:

QUAL A OFERTA DA TVI PARA O PÚBLICO JOVEM?

Actualmente, a TVI tem uma ampla grelha de programação destinada aos jovens como nós, mas o simples facto de a ter não implica que não hajam críticas a fazer à estação de Queluz de Baixo... E as críticas prendem-se com dois motivos: a maioria dos programas destinados a esta faixa etária, ou são repetidos ou estão inseridos num mau horário!

Por exemplo, as séries nacionais Inspector Max, O Bando dos Quatro e Detectives Maravilha já são exibidas há algum tempo, o que logicamente faz com que, mais tarde ou mais cedo, os episódios sejam simples repetições... este facto faz com que interesse em vê-los seja pouco ou nenhum.

Ainda falando em séries, temos aquelas que os jovens tanto adoram ver (falo por mim) como Havai: Força Especial, que podemos ver aos domingos à tarde, num horário acessível para os jovens (e não só, é certo). Mas, ao contrário de Havai: Força Especial, existem outras que os jovens apreciam mas que por passarem em horários inadequados não são aompanhadas por estes; falo, está claro, das séries que passam nas madrugadas da TVI, como Dr. House, Eureka, O Escritório e, mais recentemente, Bons Rapazes. Para encerrarmos o assunto dos problemas dos seriados falamos-te ainda d’O Prédio do Vasco e dos Batanetes que, de vez em quando, lá aparecem em reposição no nosso ecrã, com a simples tarefa de “tapar buracos”!

Soluções? Produzir e apostar mais em séries nacionais direccionadas aos jovens... Já que a TVI é a maior casa de produção nacional, porque não produzir também novas séries para os fins-de-semana. Que acham?

Falamos agora de uma série, já de longa duração, que dá tudo por tudo para agradar aos adolescentes. Morangos com Açúcar é a série mais longa no ar em Portugal... e que sucesso tem feito ela! Apesar desta última série, actualmente no ar, tenha sido já muita criticada, pondo em causa a qualidade do elenco, os Morangos têm feitos as delícias de miúdos e graúdos nos últimos sete anos! Espera-se agora que a nona série, a começar em Setembro, seja mais um sucesso na história dos MCA e que esta aposta continue por mais alguns anos. Na minha opinião, deve continuar, mas apenas se continuar a inovar!

Das séries para o entretenimento, a verdade é que os jovens gostam cada vez mais dos shows, tanto reality como talent, e aí a TVI é a melhor. Desde o Big Brother, passando pela Academia das Estrelas, pela Quinta das Celebridades, pelo Secret Story – Casa dos Segredos, por Uma Canção Para Ti, e muitos outros, existe uma grande oferta para o público juvenil, e que nós os aceitamos, como se pode verificar através das audiências.

AGORA SÓ RESTA MESMO SABER A TUA OPINIÃO PARA QUE TODOS NÓS TENHAMOS UMA VISÃO CRÍTICA DOS ASSUNTOS QUE AQUI ABORDAMOS.

SERÁ QUE A TVI TEM UMA BOA OFERTA DE PRODUTOS PARA OS JOVENS? ESPERO PELO TEU COMENTÁRIO!

Para a semana não serei eu a escrever-vos, mas cá estará um dos outros membros do JOTA para te dar a sua opinião em relação a um outro assunto!

Foi um prazer estrear esta rubrica de opinião, Dúlio Silva :)

3 comentários:

Dúlio Silva disse...

E se isto é uma rubrica de opinião, tem que se obter opiniões de todos os lados.

Que achaste deste Visão Crítica e diz-me o que achas deste tema.


PS1: Já só te restam 20 horas para votares na sondagem Jukebox desta semana! :)
PS2: Cultura Jota desta semana com algumas novidades :D

Anónimo disse...

deviam de deixar as rubricas mais antigas na página principal, elas saem muito rápido... por exemplo as rubricas de ontem de manhã já nao se veem!

Anónimo disse...

AS MAIS RECENTES E MAIS VISTES DEVIAM ESTAR EM HORARIO ACESSIVEL E AS MAIS ANTIGAS, PARA "TAPAR BURACOS" LOL