Escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez, “Cartas de Beatriz” é um reflexo da actualidade mundial.
DADOS AUTORIAIS
MARIA TERESA MAIA GONZALEZ, uma das autoras portuguesas mais reconhecidas na literatura juvenil, nasceu em Coimbra, em 1958, e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora de Português, Inglês e Francês entre 1982 e 1997, em Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa. Recebeu em 1989 o Prémio Verbo-Semanário, juntamente com Maria do Rosário Pedreira, pelo livro “O Clube das Chaves entra em Acção”. Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, mas também histórias infantis, poesia, contos, ficção para adultos e uma colecção juvenil de peças de teatro intitulada “Um Palco na Escola”, que é representada em várias escolas do país. O seu livro mais conhecido, “A Lua de Joana” (traduzido e publicado em cinco países estrangeiros: Albânia, Alemanha, Bulgária, China e Espanha), foi adaptado para teatro por Ana Lúcia Galinha, tendo sido levada a palco pelo grupo Artyaplausos, em Lisboa e noutras cidades do País, em 2007, 2008 e 2009.
RESUMO DO LIVRO
“Cartas de Beatriz” é um livro que aborda uma temática que tem vindo a ser muito discutida: o Bullying. O Bullying caracteriza-se por actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou mais sobre uma ou mais pessoas incapazes de se defenderem.
Maria Maia Gonzalez, tem neste tema o mote para a escrita de "Cartas de Beatriz".
Beatriz é uma criança de 14 anos que sofre bullying continuado por parte de um grupo constituído por três raparigas da sua escola. A vida de Beatriz passa de uma infância feliz e única para uma pré-adolescência atormentada e transformada num pesadelo sem fim à vista. Beatriz, vendo-se incapaz de ultrapassar aquele momento que havia sido o mais sofrido da sua vida, recorre a uma ajuda distante: o seu pai, que vivia longe do seu mundo mas ainda assim perto do seu coração, e por isso decide escrever-lhe. Em várias cartas descrevia os episódios sofridos do seu dia-a-dia e em todas elas apelava ao seu socorro... Contudo, apenas a última carta chegou até junto do seu pai, deixando-o um pouco confuso com a situação. Por isso, o pai de Beatriz...
Ficaram curiosos pelo desenrolar da história!? Então apressem-se a comprar “Cartas de Beatriz”, livro que já se encontra nas livrarias!
Até Sexta, Miguel Leão
4 comentários:
Gostei muito... Vou ler!
eu gostei muito mesmo.
!!!!!
Acabei de ler este livro a semana passada e.... chorei imenso a le-lo! Muito bom, muito bom mesmo!!
Este rapaz tem muito jeito para a escrita. Apostem nele. Merece um lugar de mérito. Serei leitora assídua das suas rubricas.
Parabéns.
Enviar um comentário