O livro que elegemos para figurar nesta edição de ‘Ler Mais’ é bastante diferente de todos os outros até agora apresentados. Isto deve-se ao estilo literário que este aborda ser a Banda Desenhada. É verdade, nesta quarta edição, vamos falar-te de uma obra literária de Banda Desenhada e, quando se fala deste estilo, é quase uma obrigação falar-se em Astérix e Obélix. Assim, a obra de hoje tem como título: “Tudo Sobre Obélix”.
Dados Autoriais
Albert Uderzo é um desenhador francês de renome internacional. Este tornou-se famoso após a criação do personagem Astérix. Nasceu em Fismes, Marne, e é filho de imigrantes de origem italiana. Sempre foi muito ligado às artes, no entanto durante a sua infância sonhava ser mecânico de aviões. A sua carreira propriamente dita foi iniciada em Paris, após a 2ª Guerra Mundial, com a criação de personagens de Banda Desenhada como Flamgerge, Belloy e Arys Buck.
Já René Goscinny é um argumentista francês de BD e, tal como Uderzo, René também ficou mundialmente famoso após a criação do personagem Astérix. René Goscinny nasceu em Paris, França, e é filho de pai polaco e de mãe ucraniana. Viveu alguns anos da sua infância na Argentina. Desde pequeno que escrevia Banda Desenhada, paixão que começou na escola.
Ideias Abordadas
Obélix é uma fonte inesgotável de bom humor e uma personagem totalmente cómica. Com a sua característica de “infantilidade suprema”, encanta o mundo literário e cinematográfico com as suas partidas, anedotas e disparates. Sendo visto por alguns como um “ídolo de infância” tornou-se num incrédulo túmulo de boa disposição e sensibilidade, por vezes. Quem não se lembra dos vários disfarces de Obélix…? Dançarino, atleta, caçador, mau da fita ou até mesmo o romântico ideal. Todos eles são inesquecíveis e são protagonizados com uma autenticidade e simplicidade única.
Com ele também se vive momentos de sensibilidade, como já referi. É bom amigo e um indispensável companheiro. Com ele estará sempre a inocência, o companheirismo, o humor incontornável.
2 comentários:
O que achas desta edição? Comenta e dá sugestões esta rubrica tambem é feita por ti!!
Obrigado
muito bom Miguel ! (:
Enviar um comentário