segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cultura JOTA - 7ª Edição


Boa Tarde a TODOS!
Agora com hora certa, às 19H, a
crónica que esbanja cultura está pronta para vos dar as próximas novidades do mundo cultural. Hoje dedico-me ao espaço estreado na edição anterior, ‘Cultura em Festa’ e falo-vos de Teatro, com uma comédia BASTANTE divertida!

CULTURA EM FESTA
VIVA O MUSEU



Onde? Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém (Praça do Império)
Quando? Até 31 de Julho
Quanto? GRÁTIS

“O Museu Colecção Berardo celebra o seu 4º aniversário e, ao longo dos quatro fins-de-semana de Julho (sextas, sábados e domingos), abre o terraço do piso 2 às festividades. Sessões DJ, live acts, uma zona para crianças, que são convidadas a participar num conjunto de ateliês, e serviço de esplanada animam o terraço. Além das actividades de aniversário, pode-se visitar por estes dias, além da colecção Berardo, uma retrospectiva de Cabrita Reis, "Five Rings", de Orla Barry e Rui Chafes, e "Cem Vezes Nguyen", de Alfredo Jaar.” In Público

XXI EXPOFACIC – EXPOSIÇÃO | FEIRA AGRÍCOLA, COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CANTANHEDE


Onde?
Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, Cantanhede

Quando? Até 31 de Julho
Quanto? Entre 3€ e 8€



“A animação toma conta de Cantanhede com a nova edição da Feira Agrícola, Comercial e Industrial que este ano conta com um cartaz musical recheado. Morcheeba, James Blunt, Aurea, Xutos, GNR ou Rui Veloso marcam presença entre 22 e 31 de Julho.” In Público
mais informações em www.expofacic.pt

XVI FEIRA DO LIVRO DE TAVIRA


Onde? Rua do Cais, Tavira
Quando? Até 3 de Agosto
Quanto? GRÁTIS

“Com as principais editoras portuguesas representadas, um leque de escritores apresenta-se para um encontro com o público em sessões de autógrafos. De 22 de Julho a 3 de Agosto, na Rua do Cais, junto ao Jardim do Coreto de Tavira.” In Público
mais informações em www.cm-tavira.pt

33ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO DE VILA DO CONDE


Onde? Avenida Júlio Graça, Vila do Conde
Quando? Até 7 de Agosto
Quanto? GRÁTIS

“Na sua 34ª edição ininterrupta, a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde continua a ter como aposta forte a divulgação das rendas de bilros, classificadas pela organização como o ex-líbris do artesanato local. De 23 de Julho e 7 de Agosto, nos Jardins da Av. Júlio Graça.
Além das rendilheiras, marcam ainda presença na mostra duas centenas de artesãos, grande parte dos quais demonstrando ao vivo a sua arte: artesãos de têxteis, pedras, madeiras, couros, cerâmica, metais ou vidros. Durante a feira, que inclui animação musical com coros, ranchos folclóricos, bandas, tocatas e cantares populares, pode-se assistir ao trabalho daqueles artesãos ao vivo.
O recinto da feira tem entrada livre, com animação diária. No âmbito das jornadas gastronómicas alguns dos melhores restaurantes portugueses apresentam o mais saboroso da gastronomia tradicional portuguesa.” In Público

mais informações em www.fna-vconde.org

FESTIVAL DO POLVO


Onde? Santa Luzia, Tavira
Quando? De 28 a 31 de Julho

“Santa Luzia, concelho de Tavira, propõe-se a demonstrar por que razão reclama para si o estatuto de capital do polvo. De 28 a 31 de Julho, pela marginal da Ria Formosa, o convite é para degustar o famoso octópode nas mais variadas formas e sabores.
O Festival do Polvo é uma estreia pela vila e chega acompanhado por uma selecção musical ecléctica. O rock de Nuno Norte, que venceu a primeira temporada da versão lusa do programa Ídolos, apresenta-se no dia da abertura. No dia seguinte, é a vez do reggae do jamaicano Fred Locks, em concertos de apresentação do novo trabalho, “Seek Your Truth”, e a 30 chega o projecto Amor Electro, pronto a resgatar memórias com “Cai o Carmo e a Trindade”, o álbum de estreia. A fechar, há Tambor, o projecto que parte da percussão, envolvendo nos seus ritmos instrumentos como a guitarra, o violoncelo ou a viola de arco.” In Público

mais informações em www.cm-tavira.pt

Das festividades tradicionais passamos para o teatro... Desta feita falamos-te da cómica peça: 'Vai Dar Banho Ao Cão'.

Vai Dar Banho Ao Cão, de Óscar Branco

“T
eatro de revista, musical ou chamem-lhe o que quiserem, VAI DAR BANHO AO CÃO é a garantia de ao fim de 101 minutos o espectador adquirir uma bagagem cultural suficiente para não precisar de ir ao teatro nos próximos 50 anos.
Aguardada pelos paparazzi e repórteres, o representante da mais famigerada Troika da nossa História, chega a Portugal com uma nova solução para o cumprimento do empréstimo. No meio da agitação e flashes, o Sr. Perez Troika anuncia que o Parque Mayer tem o prazo de apenas um dia para o pagamento de 78 mil milhões.
Assim, contra-regra, ponto, costureiras, arrumadores e técnicos, revelando insuspeitadas vocações artísticas, transformam-se nos protagonistas de um enorme êxito teatral supervisionado pela grande produtora internacional Ângela Merkel.
Começa então a contar-se a mais ou menos verdadeira história da cidade de Lisboa em 100 mil anos de aventuras e paixão. A história começa em plena Idade da Pedra e, avançando no tempo passa pela conquista de Lisboa, contada por Martim Moniz, "O Entalado", a saga dos Descobrimentos, o cinema dos anos 40, as Noivas de Santo António e, como não podia deixar de ser, o Pátio das Cantigas em pleno século XXI.
VAI DAR BANHO AO CÃO é uma viagem pela nossa História e memórias colectivas, recheada de figuras, tristes figuras e figurinhas tristes, bem como a sátira social e política, elemento fundamental na revista à portuguesa.

VAI DAR BANHO AO CÃO é uma hilariante comédia onde podemos encontrar Óscar Branco, Cristina Oliveira, António Machado, Margarida Videira e Fernando Fernandes (FF, saído dos 'Morangos'). A peça supra-mencionada encontra-se no Teatro Villaret desde o início de Julho e fica em cena até 20 de Agosto. Os preços variam entre os 15 e os 20 euros, com os seguintes horários de cena: de quinta-feira a sábado, às 21h30, e aos domingos, com início às 16h.

Terminamos assim mais uma edição de ‘Cultura JOTA’, a sétima. Volto para a semana, à mesma hora.

Até Lá, Dúlio Silva :)

LEMBRANÇA
Participa no passatempo Grande Talento. Quero saber no que és/são bom/bons. Envia um e-mail para maistvijota@gmail.com com a história desse talento. Participa e revela-te! :)

3 comentários:

Dúlio Silva disse...

É importante saber a tua opinião! Diz-me, por favor, o que achaste desta edição e da evolução da rubrica.

É mesmo importante! O Jota também é feito por ti! :)

Anónimo disse...

tem mt copy-paste

Dúlio Silva disse...

Anónimo, como deves imaginar fazer um resumo sobre eventos ou peças de teatro é bastante difícil. Opto pelo "copy-paste" apenas para quando existem "resumos" das peças de teatro faladas aqui e nas festividades tradicionais, com o apoio do site Público.

Ainda assim, vou tentar não colocar tanto "copy-paste"... obrigado pela opinião. :)


Mas quero mais? Que acham das já sete emissões de Cultura Jota?